sábado, 24 de março de 2012

MEDITAÇÃO DA LUZ BRANCA


UMA MEDITAÇÃO PARA TE GUIAR
Sugiro que você toque uma música suave de fundo para fazer essa meditação.
Se você puder, grave essa meditação em uma fita com uma música suave de fundo de sua escolha para que você possa ouví-la quando quiser.

A proteção da LUZ BRANCA
Vamos começar tendo certeza de que você está sentado confortável em uma cadeira.
Respire fundo uma ou duas vezes e suavemente feche seus olhos.
Agora respire fundo novamente quando você estiver pronto. Segure por um momento, então deixe tudo sair e veja com os olhos da sua mente toda a tensão saindo de você agora como uma fumaça saindo de seu corpo.
Respire fundo mais uma vez, deixando mais ainda a tensão ir embora, deixando você mais e mais relaxado.
Se lembre que o lugar escolhido para fazer essa meditação é perfeito e que você pode parar de se preocupar agora e deixar que o relaxamento tome conte de você.
Relaxe completamente.
Agora, respeire fundo novamente e pela última vez, segure por alguns segundos e solte. Volte para a sua respiração normal.
Toda a sua tensão foi embora agora. Você está começando a se sentir leve e completamente relaxado.
Agora deixe que a sensação maravilhosa de tranquilidade, paz, e relaxamento tome conta de você por alguns segundos ou minutos, escutando a música de fundo ou talvez escutando seus pensamentos.
Agora veja com os olhos da sua mente uma Luz Branca movendo em sua direção. Essa luz se move por cima e em volta de você, abrangendo você completamente em uma onda suave e quente.
Seu corpo continua relaxando cada vez mais.
Imagine que desde seus dedos do pé até sua cabeça você sente a onda da Luz Branca relaxando você completamente, curando-o fisicamente e emocionalmente, fazendo com que você fique inteiro novamente.
Enquanto você escuta a música suave de fundo, você se torna mais calmo e sereno.
Você agora está rodiado pela Luz Branca.
Existe um campo de Luz Branca te rodiando e te protegendo.
Essa luz brilha com o amor da Fonte Divina.
A medida que você aceita essa Luz Branca dentro de você, você toma conhecimento que você também faz parte da Fonte do Amor.
Essa luz branca simboliza ambos o amor da Fonte Divina por você e seu amor pelos outros.
Te protege do mal todo tempo.
Simboliza a força mais forte de todo o Universo, o Amor.
Essa Luz Branca protege você de todo o mal, de todas as invasões e influências vindas de fora, formando uma parede de proteção em sua volta cheia de amor.
Esta é a sua armadura.
Veja agora, essa armadura brilhando com sua Luz Branca protegendo você.
Você agora se tornou uma Fonte de Amor e agora repita as seguintes palavras:
"Eu aceito a Luz Branca de Proteção"
E a proteção acontecerá.
Agora, irá brilhar em ação cobrindo você com a armadura do amor;
Cobrindo você com a luz da pureza;
Cobrindo você com proteção.
Quando você dizer:
"Eu aceito a Luz Branca de Proteção", você será protegido pela Fonte Divina.
Agora visualize por um momento as pessoas que você ama, veja eles com os olhos da sua mente.
Envolva e cubra as pessoas que você ama e deseja proteger com a mesma Luz Branca que envolve e cobre você.
Você está protegendo eles contra o mal todo tempo.
Essa força é a mais poderosa de todo o Universo, a do Amor e da Fonte Divina.
Forma uma parede de proteção invisível, e serve como armadura contra toda a negatividade.
Veja a Luz Branca agora abrangendo e protegendo as pessoas que você ama.
Tire um momento agora para escolher alguém que você deseje curar.
Agora envolva e cubra essa pessoa com a Luz Branca.
Veja a Luz Branca brilhante abrangendo a pessoa com amor, calor e bondade.
Essa pessoa está envolvida com a luz do Amor e da Fonte Divina, a força mais poderosa de cura do Universo.
Essa Luz Branca cancela toda a negatividade emanada de fora, protegendo, curando e restaurando.
O amor de Deus agora brilha através de você.
Só o amor permanece.
Mande amor...o amor será recebido.
O campo de Luz Branca agora protege a pessoa como também protege você.
E tudo que você precisa fazer é dizer:
"Eu aceito a Luz Branca de Proteção".
Saiba que ela está lá para você, todas as vezes, todas as horas.
Tire um momento agora para refletir sobre esse presente Divino dado para você e então ofereça uma reza como forma de gratitude.
Agora, devagar, calmamente, começe a voltar para a sua consciência.
Você se sente perfeito em todos os sentidos; fisicamente, mentalmente e emocionalmente.
Seu corpo se sente descansado e relaxado, seus olhos se sentem frescos como se tivessem sido banhados com água fresca.
Ao contar até três, você irá abrir seus olhos e ao contar até cinco você irá novamente ficar mais acordado se sentindo bem e em perfeita saúde.
Um, dois, três, seus olhos estão agora se abrindo.
Quatro, cinco, você agora está bem acordado, se sentindo bem e em perfeita saúde, se sentindo bem melhor que antes, em fato, você se sente ótimo!


quarta-feira, 14 de março de 2012

O PAI NOSSO DE PARAMAHANSA YOGANANDA

Pai, Mãe, Amigo e Bem Amado Deus. . . Que a pronunciação incessante e silenciosa do Teu Sagrado nome, conduza-nos à Tua semelhança. Inspira-nos, para que a nossa adoração as coisas materiais, se transforme em adoração à Ti. Que através da pureza de nossos corações, possa Teu reino de perfeição vir à terra e liberar todas as nações do sofrimento. Que a nossa vontade se torne mais forte ao vencer os desejos mundanos e sintonize-se afinal com Tua vontade perfeita. Dá-nos o pão de cada dia, alimento, saúde e prosperidade para o corpo; eficiência para a mente e sobretudo, Teu amor e sabedoria para a alma. É tua lei que diz: “Com a mesma medida com que medirdes, também vos medirão”. Que possamos perdoar aqueles que nos ofendem, sempre atentos à nossa própria necessidade de Tua imerecida misericórdia. Não nos abandones no abismo das tentações em que caímos, pelo mal uso que temos feito da razão que nos concedeste. E quando for Tua vontade submeter-nos à prova, oh Espírito, permite-nos compreender que Tu és muito mais fascinante do que qualquer tentação terrena. Ajuda-nos a livrar-nos das tenebrosas cadeias do nosso único mal: não conhecer-Te. Porque Teu é o Reino, o Poder e a Glória pelos séculos e séculos. AMÉN

segunda-feira, 5 de março de 2012

FAXINA NA ALMA by: GUSTAVO JACOB LOURENÇO


Estava precisando fazer uma faxina em mim...
Jogar alguns pensamentos indesejados para fora, lavar alguns tesouros que andavam meio enferrujados...
Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais.
Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões... Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei; joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não li.
Olhei para meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas... E as coloquei num cantinho, bem arrumadas.
Fiquei sem paciência!... Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: Paixões... Veja mais escondidas, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste...
Mas lá também havia outras coisas... e belas! Um passarinho cantando na minha janela... aquela lua cor-de-prata, o pôr do sol!...
Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças.
Sentei no chão, para poder fazer minhas escolhas.
Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante!
Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se mando para o lixão.
Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um pouco de fé para os momentos que mais precisamos... como foi bom relembrar tudo aquilo!
Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista.
Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurada bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar... e de recomeçar...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A SAMAMBAIA E O BAMBU


Certo dia decidi dar-me por vencido, renunciei ao meu trabalho, às minhas relações, e à minha fé. Resolvi desistir até da minha vida. Dirigi-me ao bosque para ter uma última conversa com Deus. "Deus", eu disse, "poderias dar-me uma boa razão para eu não entregar os pontos?"
Sua resposta me surpreendeu:
"Olha em redor. Estás vendo a samambaia e o bambu?"
"Sim, estou vendo", respondi.
"Pois bem. Quando eu semeei as samambaias e o bambu, cuidei deles muito bem. Não lhes deixei faltar luz e água. A samambaia cresceu rapidamente, seu verde brilhante cobria o solo. Porém, da semente do bambu nada saía. Apesar disso, eu não desisti do bambu. No segundo ano, a samambaia cresceu ainda mais brilhante e viçosa. E, novamente, da semente do bambu, nada apareceu. Mas, eu não desisti do bambu. No terceiro ano, no quarto, a mesma coisa... Mas, eu não desisti. Mas... no quinto ano, um pequeno broto saiu da terra. Aparentemente, em comparação com a samambaia, era muito pequeno, até insignificante. Seis meses depois, o bambu cresceu mais de 50 metros de altura. Ele ficara cinco anos afundando raízes. Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver. A nenhuma de minhas criaturas eu faria um desafio que elas não pudessem superar".
E olhando bem no meu íntimo, disse:
"Sabes que durante todo esse tempo em que vens lutando, na verdade estavas criando raízes? Eu jamais desistiria do bambu. Nunca desistiria de ti. Não te compares com outros. O bambu foi criado com uma finalidade diferente da samambaia, mas ambos eram necessários para fazer do bosque um lugar bonito".
"Teu tempo vai chegar", disse-me Deus. "Crescerás muito!"
"Quanto tenho de crescer?", perguntei.
"Tão alto como o bambu", foi a resposta.
E eu deduzi:
"Tão alto quanto puder!"
Um escritor de nome Covey escreveu: "Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano chegará e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava".
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos... Devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão. Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a persistência e a paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos! É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.
Nunca te arrependas de um dia de tua vida. Os bons dias te dão felicidade. Os maus te dão experiência. Ambos são essenciais para a vida. A felicidade te faz doce. Os problemas te mantêm forte. As penas te mantêm humano. As quedas te mantêm humilde.
O bom êxito te mantém brilhante. Mas, só Deus te mantém caminhando


"Nada da vida deve ser temido, somente compreendido. Agora é hora de compreender mais para temer menos." Marie Curie-física

Auto-ajuda: Sentimentos em Ação

Seja sincero. Boa parte da vida você aprendeu que devemos dar mais valor à razão do que à emoção. O ideal é saber separar a vida pessoal da profissional. E também sempre lhe disseram que os sentimentos deviam ser controlados e expressados de forma cuidadosa. Assim como eu, você já deve ter sentido uma enorme alegria em um dia qualquer, mas sei lá, é meio chato ficar demonstrando isso no trabalho, especialmente se o ambiente for meio sisudo, concorda? Então, logo por meio dessa introdução você e eu já quase concordamos que o negócio é deixar as emoções e os sentimentos de lado e focar naquilo que realmente interessa, certo?

Errado, muito errado na visão dos autores David R. Caruso e Peter Salovey, ambos da Yale University. Na obra "Liderando com Inteligência Emocional", publicada pela editora M. Books, os professores afirmam que as emoções são fontes de dados e absolutamente necessárias para a tomada de boas decisões. Elas são também fatores determinantes de sucesso na condução da sua carreira.

O livro expõe um esquema emocional fácil de usar e dividido em quatro etapas:

1. Identificando as próprias emoções e as alheias;

2. Utilizando as emoções no dia-a-dia e na solução de problemas;

3. Compreendendo as emoções para descobrir suas causas e formas de melhorar sua atuação no futuro;

4. Administrando as emoções, ou seja, aprender a usar os sentimentos a nosso favor nas mais variadas situações e inclusive a modificá-las de acordo com a ocasião.

O livro traz embasamento científico e vários exercícios. Também está longe de ser confundido com um manual de auto-ajuda. Observe a seguir como aquelas emoções que consideramos negativas, podem ser na verdade benéficas, desde que bem utilizadas.

A ansiedade sempre foi vista como um grande causador de stress e até de doenças. Na verdade, ansiedade em demasia faz muito mal à saúde. Contudo, na dose certa ela nos obriga a buscar novas decisões, analisar outros rumos e nos mantém alertas. O problema maior com a ansiedade é que o seu excesso gera preocupação em demasia e a sensação de que as coisas nunca chegam a um ponto ideal, consumindo grande parte de energia. Porém, a sua falta torna a pessoa totalmente relapsa. A ansiedade é um sentimento que não deve ser relegado a um segundo plano, mas controlado. 

A famosa raiva é outro sentimento que queremos evitar a todo custo. Mas você já percebeu que a raiva normalmente surge diante das situações em que a injustiça predomina? A raiva é fundamental para detectarmos ações que não estão certas, ou que ferem os valores de uma boa convivência. Não querer sentir raiva de algo ou de alguém é como ir contra a própria natureza humana. A raiva ajuda a combater uma ameaça percebida e nos dá energia para corrigir uma situação injusta. Agora, sentir raiva e usá-la para uma situação positiva é uma coisa totalmente diferente de tornar-se uma pessoa raivosa que explode por qualquer coisa. Ninguém gosta de trabalhar com pessoas raivosas e descontroladas e nesse caso, é necessária a ajuda de um profissional.

bom humor e o otimismo, todo mundo sabe, ajudam a enxergar com novos olhos situações que a princípio apresentam-se negativas, a enfrentar diversidades e a superar problemas. Mas esses dois amiguinhos, quando em excesso, nos tornam dispersivos, deixam-nos fora da realidade, utópicos e até mesmo tiram nosso foco em determinadas situações. Não dá para ficar de bom humor quando um projeto está com o cronograma todo atrasado. O bom humor excessivo nos torna desatentos aos detalhes, fazendo-nos imaginar que tudo está bem, quando na verdade não está. Por outro lado, o bom humor e o otimismo são características fundamentais para a carreira de vendas, por exemplo.

Como vimos, podemos ficar o dia inteiro dissecando e conversando sobre os mais variados sentimentos como: medo, confiança, felicidade, tristeza, surpresa, depressão, entre tantos outros. O importante é aprender que todos eles podem ser maléficos ou benéficos de acordo como são utilizados. O segredo, segundo os autores, é "ajustar o seu estilo de pensamento à emoção". É preciso aprender a relacionar os sentimentos às circunstâncias que vivenciamos. 

Ignorar os próprios sentimentos e as emoções alheias pode ser a fonte das más decisões, por isso analisar as circunstâncias em que surgem é fundamental. É claro que devemos aliar razão e emoção. A atitude analítica é fundamental na tomada de decisões, mas podemos começar a partir de agora a exterminar de vez o preconceito em relação aos sentimentos no trabalho. As emoções, na verdade, são grandes oportunidades para que se possa extrair o melhor de cada pessoa, aliando o sentimento ao momento e assim aumentar as chances de sucesso e a motivação de uma equipe. 

Paulo Araújo é palestrante e escritor. Autor de "Desperte seu Talento – dicas essenciais para a sua carreira" - Editora EKO, entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br
http://somostodosum.ig.com.br/blog/blog.asp?id=09406

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Paciência e Perseverança


Querido Pai...

...não importa o nome que te dão, se é Deus, Jeová, Brahma, Jesus, Zambiupungo ou Deusa o que ímporta é que todos esses nomes é a representação viva da sua existência amorosa, querida e infinita. É muito bom te amar, é muito bom ter o senhor como guia e mestre, muito bom escutar as suas palavras e te chamar de Pai.
Queria te agradecer por tanta coisa... pelos amigos visíveis e invisíveis que tomam conta de mim, pelas infinitas bênçãos derramadas em minha vida! Queria te agradecer pelos momentos inesquecíveis e inenarráveis que passamos juntos ao longo desses 41 anos de existência terrena. Gostaria de te agradecer por me chamar de filha enquanto eu te chamo de Pai. Quero agradecer pelo teu amor bondoso que sempre me conduz as águas refrescantes e restaura as minhas forças. Obrigado Pai pelas pedras no caminho porque sem elas eu não seria quem eu sou hoje.Obrigado pelas doenças, porque é através delas que purificamos a nossa alma e lavamos o nosso espírito e, nos mostra o quão frágil somos. Obrigado por estar presente na vida de todos nós, todos os dias sem cobrar nada em troca. Obrigado por nos aceitar do jeito que somos, imperfeitos e impuros. Obrigado pela saúde e pela amizade! Obrigado pelas pessoas incríveis que passaram em minha vida e já desapareceram e por todas aquelas que ainda estão por vir e permanecer.
Obrigado por ter me criado a sua imagem e semelhança. Sou muito feliz pelo o que eu sou e tenho.
Nesta noite abençoada onde a lua canta e as estrelas brilham para mim, descobri exatamente quem eu soue descobri também que para mim é impossível viver sem vc!
TE AMO MEU PAI




quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

AMANDA HARDUIM


Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer."

PRECE DE TODO DIA


Senhor, concede-me a consciência dos meus muitos erros. 
Não me consintas viver iludido a meu próprio respeito.
Que eu tenha suficiente lucidez para saber quem sou.
Que eu consiga, mais que os outros, detectar as fragilidades que me são comuns.
Dá-me a Tua força para que eu possa superar-me,
A Tua luz para não caminhar nas trevas,
A Tua paz na luta que me aflige.
Que eu seja sempre sincero em meus propósitos e humilde em minhas atitudes,
Verdadeiro em minhas palavras e fiel aos meus compromissos.
Senhor, não me deixes entregue à invigilância e ao assédio do mal.
Sê meu abrigo e a minha inspiração!
Assim Seja.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Evangelho Segundo São João

1. O princípio era o Verbo (palavra substancial e eterna do Pai, que constitui a segunda pessoa da santíssima trindade) e o verbo era Deus.
2. Ele estava no princípio junto de Deus.
3. Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito.
4. Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens.
5. A luz resplandescente nas trevas mas, as trevas não o compreenderam.
9. O Verbo era a verdadeira luz, que vindo a terra ilumina todo o homem.
10. Estava no mundo, o mundo foi feito por Ele mas o mundo não o conheceu.
11. Veio para o que era seu mas os seus não o receberam.
12. Mas a todos aqueles que O receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.
14. E o verbo se fez carne e habitou entre nós.
18. Ninguém jamais viu a Deus. O Filho único que está no seio do Pai foi quem o revelou.

Essa é uma das passagens bíblicas que eu acho mais bonita, dentre outras tantas que eu irei postar, porque mostra a origem de tudo. Nossa origem, mostra que Deus (o verbo) criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, meu criador, teu criador se fez carne (Jesus) por amor a nós. Porque queria nos conhecer, queria experimentar as nossas dores, queria nos dar a sua luz, e nós não o conhecemos e ainda continuamos negando-o quando não abraçamos o nosso inimigo, quando não ajudamos o nosso próximo ou, quando não estendemos a mão a quem nos pede ajuda. Continuamos negando a nossa essência divina quando negamos quem realmente somos e ainda vivemos num mundo de trevas porque nos é muito difícil enxergar a luz que vem do Senhor Jesus. Estamos tão acostumados as trevas que negamos a luz, porque ela nos cega e nos mostra a verdade e muitas vezes nós ainda não estamos preparados para ela ou nossa mentira é tão convincente que acreditamos que ela se tornou verdade.
A verdadeira verdade e de que fomos escolhidos para sermos pessoas melhores não só para nós mesmos como para o mundo que nos cerca, fomos escolhidos para sermos filhos de um Pai maravilhoso e magnanimo recheado, cercado de amor e por causa deste amor se crucificou.
Deus, quando se fez carne sabia que iria sofrer, sabia que iria chorar, sabia que iria ser humano mas ele não se arrependeu desta condição. Pelo contrário ele ofuscou a sua luz para que nós o enxergássemos através de sua forma humana para nos ensinar que todos podemos atingir a luz através do amor.
Amor é uma das palavras mais bonitas que eu já conheci, só quem ama sabe como é bom amar alguém, quem já experimentou o amor sabe que o amor não causa sofrimento, mas Deus sofreu para nos ensinar que quem tem amor não sofre. Deus foi condenado e crucificado como bandido. Ele saiu da condição de Pai e veio para a condição de Filho para nos ensinar a humildade. Para nos ensinar que devemos ser humildes que não podemos deixar que a nossa arrogância, ganância, intolerância tome conta de nós e faça com que nós condenemos outras pessoas. Cristo foi julgado e crucificado. Quantas vezes eu julguei meu irmão, quantas vezes fui julgada e crucificada por ser o que eu sou e quem eu sou. Crucificamos todos os dias um filho de Deus, quando nossa homofobia toma conta, quando achamos que estamos salvos por sermos desta ou daquela religião e quem não o é está condenado ao inferno. Somos carrascos e crucificamos os assaltantes, as pessoas que moram nas ruas mas, quantas vezes descemos do nosso pedestal de detentores da verdade e fomos as ruas conversar sobre o amar e amar essas pessoas pobres de si mesmo.
Porque Deus nos Ama e, ele morreu por nós, devemos tentar ser pessoas melhores não só para nós mesmos mas para o próximo que é a imagem e semelhança de Deus independente se ele é afro, branco, japonês ou italiano. Independente se ele é muçulmano, angolano, da umbanda, ou da seicho-no-ie. Independente se ele homossexual ou não. Porque Deus esse pai magnânimo nos aceita como somos basta querermos segui-lo ou não.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Oração e Amor - Sopro vital e compreensão

http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=11700

:: Wagner Borges ::

Ó, Grande Espírito, Senhor da Vida!
Só Tu conheces todos os corações.
Tu sabes das dores secretas que todos carregam.
E Tu és a cura de todos os males.
Por isso, criaste o Amor...
E ordenaste que ele entrasse em todos os corações.
E isso deu ânimo aos homens.
Mas, com o tempo, eles se perderam pelos caminhos...
E hoje eles choram, prisioneiros de si mesmos.
E só Tu podes despertá-los!
Para renovares o Amor que há neles.
Não para que eles Te adorem, porque Tu não precisas de adulação.
Mas, para que eles floresçam...
Tu sabes que eles se esqueceram do próprio espírito.
E, às vezes, até mesmo te negam - cheios de birra e arrogância.
No entanto, Tu estás acima disso - e de tudo.
E o Amor veio de Ti, e é a coisa mais linda de todas.
E Tua compreensão é infinita...
E, mesmo que os homens sejam teimosos, Tu és sempre o Pai Magnânimo.
E só Tu podes equilibrá-los.
E eu te peço que abençoes a toda humanidade...
Em nome do Amor que sopraste em nossos corações.
Esse Amor, que veio de Ti e está aqui, e é a coisa mais linda de todas.
Esse Amor, que não se explica, só se sente...
E que faz a oração acontecer.

P.S.:
Ó, Grande Espírito!
Assim como o Amor veio de Ti...
A prece veio do coração.
E ambos são lindos.
E, juntos, eles geram um mantra.
E é em Tua homenagem.
É, simplesmente, uma palavra:
"GRATIDÃO".

Paz e Luz.

- Wagner Borges - grato, por tudo.

Marcas que a vida nos deixa


:: Maria Isabel Carapinha ::

Esta semana assisti a um filme que me fez pensar na minha infância e na da maioria das pessoas. O filme chamava-se "Foca Dourada" e se referia à história de uma família que vivia em uma ilha longe de tudo que fizesse menção à palavra civilização, isolaram-se do mundo por dificuldade de convivência.

De tempos em tempos, iam até a cidade na busca de alimentos que trocavam por salmão que haviam pescado. A cada ida à cidade tinham a confirmação que deviam viver isolados. A forma de viver das pessoas não condizia com seus princípios de vida, pois estas falavam determinadas coisas e agiam de maneira diferente.

Este casal tinha um filho e ali eram passados comportamentos rígidos do tipo: aqui só se mata o que se come; não há possibilidade de fazer mal a nenhum ser indefeso; o ser humano é no universo a criatura mais importante e merece atenção e respeito e acima de tudo muito amor. E assim viviam com suas lições diárias, onde o filho aprendia e tinha o pai como um herói, mas...
Tem sempre um mas... ali havia também um segredo por trás de toda aquela pregação e eis, então, a primeira marca que iria ser deixada na vida do filho.

O real motivo de morarem em tal ilha era a busca por uma "foca dourada" porque a pele valia muito. Matar esta foca e vender sua pele poderia representar uma vida segura para sempre.

Em um dia de tempestade, o filho se perde, pois uma ponte, a qual fazia uma ligação com uma parte de rochedos, rompe-se e o filho tentando outros caminhos não consegue voltar para casa. O casal se desespera durante toda a noite e, no dia seguinte, sai à procura do filho. O menino havia naquela noite terrível se abrigado em uma caverna e encontrado a tal "foca dourada" que a seu lado tivera um filhote.

No dia seguinte, o filho tenta ir em busca da família e já no encontro com os pais descreve entusiasmado o que ocorrera naquela noite. O pai olha para mãe que também sabia do segredo da busca pela "foca dourada" e pede ao filho que lhe mostre onde está a tal foca de pele dourada raríssima. Chegando ao local, o pai logo pega a arma para matar o animal; o filho desesperado impede o pai de matar o bicho e, em segundos, questiona tudo que o pai havia lhe ensinado. Você está indo contra tudo que me ensinou... que referência de vida posso ter? Você me disse que nunca poderíamos matar o que não fôssemos comer e você vai matá-la para fazer dinheiro. O pai espantado olha para o filho e lhe pergunta como ele sabia que a foca poderia render dinheiro. Ele responde, então, que ouvira comentarem na cidade e que conhecia toda a história da "foca dourada", mas que tinha certeza que, por tudo que havia aprendido, o pai agiria de maneira diferente.
No final, o pai acaba junto com o filho protegendo o animal do ataque de outros caçadores, mas quase que aqui se instalou uma marca na vida do filho, caso o pai tivesse matado o animal.

A grande maioria dos problemas de relacionamentos é provocada pelos sentimentos e pelos pensamentos ocultos em nosso subconsciente. Esses pensamentos e sentimentos não resolvidos provocam conflitos em sua vida e estes não permitem que você tenha um relacionamento saudável com outra pessoa. Todas as situações de rejeição, abandono, de dissonância entre verbo e ação, de objetivos não claramente definidos, precisam ser trazidos à luz da consciência. Em outras palavras, é necessário que você cure e elimine as marcas que a vida lhe deixou. Somente assim poderá tornar-se um ser pleno.

Essas marcas que a vida lhe deixou, ou bloqueios, como energeticamente chamamos, quando encarados, perdem a força. Mas, enquanto a pessoa está inconsciente da sua existência, eles detêm o controle e forçam a agir sob a sua influência, mesmo que ela não saiba o que está fazendo e por que. Neste exato momento de não reconhecimento, a negatividade se instala em sua vida, pois passa a crer que o problema é você!

Se neste momento, você se sente só ou em um relacionamento em conflito, tenha absoluta certeza que existe alguma marca em sua vida precisando ser eliminada para que você energeticamente passe a atrair pessoas e situações que possam lhe trazer alegria e felicidade.

A Radiestesia pela utilização da Mesa Radiônica proporciona a eliminação energética de tais marcas e, por meio dela, aprendemos a vibrar pelo que de fato desejamos, criando egrégora positiva para nossa vida.
Sempre que você se sentir triste pelo comportamento de alguém, tenha absoluta certeza que existe alguma marca ou bloqueio em você que precisa ser eliminado.

Este filme me fez pensar no que recebemos em nossa infância, porque, na grande maioria dos casos, as crianças muito raramente recebem suficiente amor maduro e bondade. Elas continuam a ansiar por ele durante toda a vida, choram de maneira inconsciente pelo que não tiveram na infância.
Muitas das situações repetitivas que vivemos no campo afetivo se traduzem na tentativa de reproduzir situações da infância e tentar corrigi-las.

Quando dois seres inteiros e maduros se encontram promovem uma fusão Divina, onde a satisfação, o êxtase e a felicidade se concretizam, criando novos valores e acima de tudo um crescimento espiritual pleno, onde não há espaço para o sofrimento.

OUTRO TIPO DE MULHER NUA...

Depois da invenção do photoshop, até a mais insignificante das criaturas vira uma deusa, basta uns retoquezinhos, aqui e ali. Nunca vi tanta mulher nua.
Os sites da internet renovam semanalmente seu estoque de gatas vertiginosas.
O que não falta é candidata para tirar a roupa. Dá uma grana boa.
E o namorado apóia, o pai fica orgulhoso, a mãe acha um acontecimento, as amigas invejam, então pudor pra quê?
Não sei se os homens estão radiantes com esta multiplicação de peitos e bundas. Infelizes não devem estar, mas duvido que algo que se tornou tão banal ainda enfeitice os que têm mais de 14 anos.
Talvez a verdadeira excitação esteja, hoje, em ver uma mulher se despir de verdade... Emocionalmente.
Nudez pode ter um significado diferente e muito mais intenso.
É assistir a uma mulher desabotoar suas fantasias, suas dores, sua história.
É erótico uma mulher que sorri, que chora, que vacila, que fica linda sendo sincera, que fica uma delícia sendo divertida, que deixa qualquer um maluco sendo inteligente.
Uma mulher que diz o que pensa, o que sente e o que pretende, sem meias-verdades, sem esconder seus pequenos defeitos.
Aliás, deveríamos nos orgulhar de nossas falhas, é o que nos torna humanas, e não bonecas de porcelana.
Arrebatador é assistir ao desnudamento de uma mulher em que sempre se poderá confiar, mesmo que vire ex, mesmo que saiba demais.
Pouco tempo atrás, posar nua ainda era uma excentricidade das artistas, lembro que se esperava com ansiedade a revista que traria um ensaio de Dina Sfat, por exemplo.
- pra citar uma mulher que sempre teve mais o que mostrar além do próprio corpo.
Mas agora não há mais charme nem suspense, estamos na era das mulheres coisificadas, que posam nuas porque consideram um degrau na carreira. Até é. Na maioria das vezes, rumo à decadência. Escadas servem para descer também.
Não é fácil tirar a roupa e ficar pendurada numa banca de jornal, mas, difícil por difícil, também é complicado abrir mão de pudores verbais, expor nossos segredos e insanidades, revelar nosso interior.
Mas é o que devemos continuar fazendo.
Despir nossa alma e mostrar pra valer quem somos, o que trazemos por dentro. Não conheço strip-tease mais sedutor.
Martha Medeiros (http://pensador.uol.com.br/frase/NDkzOTIw/)

MULHERES RICAS X MULHERES POBRES

Gente.... me abana... que acabei de assistir um programa que me deixou estupefacta com a qualidade cultural.... o programa se chama: MULERES RICAS. Nunca vi tanta coisa importante sendo discutida... como por exemplo: _Mãe posso usar seu vestido chanel?...-Se eu escolher um personal trainer muito bonito, vai dar problema na relação!...-A Jóida dela, até que era bonita.... pela idade e pelo estilo de pirua! ...-Eu posei nua na playboy por dinheiro mesmo e prá me promover, porque agora eu não preciso né. -Para a rica 1 virar a rica 2 só nascendo de novo!!!!! ...... _magina que eu ia morar no Alphaville, aquilo lá parece um sítio de tão calmo, eu gosto é de badalação, no sítio eu já morava quando eu era criança!!! Desta feita, .mediante a tantos caviares, champanhes, passeios de jatinho e de tantos Hellowwww....eu resolvi lançar um programa chamado: MULHERES POBRES... que ensinará: Como tomar sol na laje usando como bronzeador, urucum e não ficar vermelha que nem um pimentão, como garantir o pão com mortadela do final do dia, como adicionar a farinha no feijão para engrossar o caldo sem que este vire cimento, como dar banho no seu cão viralata na banheira de prástico, como tirar piolho da cabeça do seu filho, sem precisar raspar com máquina zero o cabelo, a fazer um bom barraco e não ficar de fofoquinhas por aí, como entrar de penetra no churrasco do vizinho do primo do pai do amigo, como tomar o ônibus da unicamp lotado em dia de chuva, carregando notebook, livro de bioquímica e guarda-chuva... como construir um puxadinho no laboratório do amigo.... como escolher as melhores ofertas nas lojas de 1,99 e como comprar blusa nos Camelots de grife pagando apenas 20,00 real por blusa! O que eu quero saber é... Será que esse programa dará ibobe?

sábado, 14 de janeiro de 2012

Esvazie sua mente por um minuto e não pense em nada....

...mas é exatamente nesse minuto que vc não está pensando em nada que Deus está pensando em vc!

Irlandia Vasconcelos Costa - PACIÊNCIA


Filho, se empreendes, com seriedade,

o caminho de DEUS, prepara tua alma

para as provações que virão;

senta-te pacientemente diante do umbral de tua porta,

aceitando com paz os silêncios, ausências e tardanças


às quais ELE queira submeter-te, porque é


no crisol do fogo onde se purifica o ouro.


Senhor Jesus, desde que passaste por este mundo


tendo a paciência como vestimenta e distintivo,


ela é a rainha da virtudes e a pérola


mais preciosa de Tua coroa.


Dá-me a graça de aceitar com paz


a essencial gratuidade de DEUS,


O caminho desconcertante da Graça


e as emergências imprevisíveis da natureza.


ACEITO COM PAZ


a marcha lenta e ziguezagueante da oração


e o fato de que o caminho para a santidade


seja tão longo e difícil.


ACEITO COM PAZ


as contrariedades da vida e as


incompreensões de meus irmãos,


as enfermidades, a própria morte,


e a lei da insignificância humana,


quer dizer: que, após a minha morte, tudo seguirá


igual como se nada houvesse acontecido.


ACEITO COM PAZ


O fato de querer tanto e poder tão pouco,


E que, com grandes esforços,


hei de conseguir pequenos resultados.


ACEITO COM PAZ


A lei do pecado, isto é faço o que não quero


E deixo de fazer aquilo que gostaria de fazer.


ACEITO COM PAZ


toda impotência humana que me envolve e me limita.


ACEITO COM PAZ


as leis da precariedade e da transitoriedade,


a lei da mediocridade e do fracasso,


a lei da solidão e da morte.


DEIXO COM PAZ,


em tuas mãos, o que deveria ter sido e não fui,


o que deveria ter feito e não fiz.


Em troca de toda esta entrega, dá-me a PAZ, SENHOR EM NOME DE JESUS!


AMÉM!

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?


PUBLICADO POR WILLIAM MAZZA EM 23/10/2011
Essa frase é instigante, pois revela claramente que por alguns instantes e sob dor insuportável o próprio Jesus pensou ter sido abandonado pelo Pai na agonia da cruz. Não tenho dúvidas de que esse sentimento assola o coração de muitas e muitas pessoas mundo a fora. Mas será que é fato mesmo? Teria Deus nos abandonado? Permita-me expor minha opinião.
Sinceramente, não consigo acreditar que Deus encaminhou seu próprio filho para a cruz. Do mesmo jeito como não entendo que foi Ele quem optou por colocar Daniel na cova dos leões, nem mesmo planejou o exílio de José no Egito para salvar seu povo da fome, entre vários outros exemplos. Em minha opinião, Deus transforma o mal em bem. A maldade planejada contra alguém é revertida em bem. Voltando à cruz, os interesses da liderança judaica aliada à crueldade romana levaram o messias a morrer do modo cruel como conhecemos. Dependendo da época, poderia ter sofrido morte tão ou mais cruel, praticada por povos brutais como os assírios, por exemplo, que empalavam (procure no dicionário o que é, caso não saiba) seus inimigos. O Senhor permitiu que a cruz fosse aplicada contra seu filho, mas não imagino a hipótese de que queria isso de fato. Ele, porém, converteu a barbaridade da crucificação no esplendor da ressurreição.
Pensando na mesma linha, tenho convicção de que não foi Deus que imputou leucemia no filho de ninguém, que provocou a ruptura de um casamento, que fez o sistema de freios de um ônibus falhar e causar uma tragédia, que soprou neblina para causar engavetamento, que mandou tsunami para disciplinar a nação japonesa, que castiga a África com tamanha miséria, que enviou a peste negra para dizimar a Europa no século XIV, que enviou Átila – o huno – como flagelo ao Império Romano, nem coisas do tipo. Todas essas infelicidades, tragédias e ganâncias fazem parte do mundo e da mente do ser humano. A carta aos romanos exemplifica essa questão: “sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” (Rm 8:22). Como já disse em outros posts, uma coisa é certa na vida, quem não sofreu ainda, certamente sofrerá.
Mesmo assim, o próprio apóstolo Paulo, no mesmo texto citado, nos dá orientação necessária para encararmos a realidade: “tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8:18). Tudo depende da maneira como encaramos a vida. Se formos infantis, pensaremos em ser felizes, ricos, bonitos e bem sucedidos. Essa é a glória do “mundo de Caras”. O mundo real, entretanto, é bem diferente. A vida é dura! Por mais que a ciência avance, continuarão a existir doenças letais e tragédias que nos levarão embora juntamente com nossos queridos. Por isso, nossa perspectiva não pode de jeito nenhum ficar limitada apenas a essa existência. Afinal, “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (I Cor 15:19). Nós, que cremos na ressurreição do corpo, sabemos que Jesus derrotou a morte definitivamente, e que ela não poderá nos afastar do amor de Deus. Morte – para o cristão – é sinônimo de presença eterna com Cristo, e isso não pode ser ruim, não é mesmo?
É óbvio que não aconselho ninguém argumentar dessa forma com alguém sofrendo uma perda irreparável, mas no longo prazo, após o tempo utilizar seu poder de anestesiar, qualquer pessoa pode concluir que não há garantia nenhuma de que tudo acontecerá como nos filmes de Hollywood: o mocinho nem sempre se sairá bem no final; o casal não viverá feliz para sempre; o mal não será extirpado e nem todo que se esforçar ficará rico. Não que essas coisas sejam impossíveis, mas estatisticamente falando, a probabilidade de ocorrerem é baixíssima. Ninguém pode viver de ilusão, e se não estivermos preparados para lidar com notícias ruins, é bom começarmos a pensar a respeito. Você está empregado? Tem sua casa? Ninguém na família está doente? Levante a mão aos céus e agradeça, pois você é um afortunado! Existem bilhões de pessoas que não tem água potável, saneamento básico, nem muito menos um prato de comida para oferecer à família. Como diria a canção: “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, pois não sabemos por quanto tempo teremos o privilégio da companhia daqueles que amamos, gozando perfeita saúde.
Concluo dizendo que Deus não nos abandonou! A Bíblia nos informa as cenas dos próximos capítulos. O final da história – próximo, espero! – é o retorno de Cristo para levar seu povo consigo para a Jerusalém celestial, onde não haverá mais dor e nossas lágrimas serão enxugadas para sempre! Esse é o objetivo final. Infelizmente, para chegar lá, as perspectivas não são as mais otimistas possíveis. O mundo continuará gemendo, e a morte física continuará tragando a humanidade como redemoinho, mas por tempo limitado. Tudo que ocorre é parte integrante da trama universal que culminará no dia da glória de Cristo! Enquanto isso, só podemos observar tudo e pedir uma coisa: Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
William Mazza é engenheiro, cristão e colaborador do BereiaBlog
siga-o no Twitter: @wmazza
conheça também: http://www.wmazza.com.br
http://lombel.com.br/bereiablog/?p=2826#more-2826

Onde nasce a esperança?

Do sol que não se intimida com as nuvens e superando a tempestade, ressurge anunciando um novo começo...
Do sorriso tímido que pouco a pouco vence a lágrima de dor...
Da porta que de repente se abre a nossa frente, modificando a atmosfera de pessimismo...
Do pequeno gesto de fraternidade que rompe as fronteiras do desespero e traz novo ânimo...
Da palavra amiga que chega nas horas em que a solidão mais machuca...

Da inspiração que nasce nos instantes em que o silêncio conduz ao encontro dos amigos espirituais...
Das flores que resistindo aos inúmeros espinhos enfeitam os jardins da vida...
Das mãos que unidas trabalham em prol dos que se encontram caídos...
Da determinação de mesmo diante da prova mais devastadora, prosseguirmos a passos lentos, mas prosseguirmos...
Do momento em que as máscaras do orgulho caem e nos vemos tal como somos: Espíritos imortais em busca da evolução...

Das páginas de otimismo que surgem a nossa frente e nos convidam à reflexão...
Do abraço que chega no instante em que tudo parece sem sentido...
Da prece verdadeira que quando pronunciada envolve-nos com a luz do Alto...
Dos companheiros de jornada que se fazem presente quando o sofrimento nos surpreende nas curvas da nossa estrada...
Da sensação de amparo que aparece quando por alguns minutos entramos em comunhão com a Providência Divina...

Da confiança de que aconteça o que acontecer, não estaremos um instante sequer sozinhos...
Da paciência diante dos fatos que ainda não compreendemos...
Da sabedoria de encarar quedas como oportunidades de recomeço...
Da serenidade de entender que a dor que por ora nos fere, será a ferramenta a burilar os nossos sentidos para que retornemos ao caminho correto...

Da canção que alegra nosso coração...

Do amanhecer que vence a escuridão e nos convida a acompanhá-lo...
Do perdão que derruba as mágoas do caminho...
Da perseverança de não desistir da tarefa abraçada mesmo diante de tantas adversidades...
Da coragem de reconhecer um engano e buscar por novas ações...
E do instante em que confusos, sentindo-nos fracos e incapazes de superar o desafio, fechemos nossos olhos e peçamos auxílio do Alto...

Esperança...
Ela não nasce ali do outro lado...
A esperança permanece sempre em nosso íntimo...
Muitas vezes adormecida... Mas é lá que ela está!
Busquemos a esperança em nosso íntimo! Acreditemos na força que temos para despertá-la.
E a esperança caminhará ao nosso lado...
Assim, não temeremos o quer que encontremos em nosso caminho.

Porque a esperança é a Luz do Alto a nos guiar...

Sônia Carvalho
soniaccarvalho@hotmail.com




09/04/10

http://somostodosum.ig.com.br/blog/blog.asp?id=10381

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

All Angels sing "The Angel Gabriel"


Nós somos....

...a chama divina de luz que ilumina o mundo! Nossa luz que irradia paz, alegria, felicidade e benevolência pode chegar a todos. Basta querermos cantar um cântico novo, de júbilo e de harmonia. Harmonia que vêm do cosmo diretamente do centro do coração de nosso amado Pai criador. Ele nos criou para sermos felizes, para sermos únicos e para sermos gentis uns com os outros.
Nossa aura pode passar e ser irradiada por todos.... pois, somos o reflexo daquilo que acreditamos.
Vamos acreditar no bem... e o bem se fará
Vamos acreditar no amor... e o amor se fará
Vamos acreditar em nós e seremos a comum união entre Deus e nós
Paz, Amor, Fraternidade, Sabedoria e discernimento é o que eu desejo...
Shalom

Corciolli - Archangel Michael (Angel of Divine Protection)


Eu sou portadora desse vírus... espero que vc seja portador (a) dele (a) também...


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Valioso Tempo dos Maduros

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral.'
As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana;
que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade.
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!
Mário de Andrade(1893-1945)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

resposta ao Chefe Seattle ao grande chefe branco


Em 1854, "O Grande Chefe Branco" em Washington fez uma oferta por uma grande área de território indígena e prometeu uma "reserva" para os índios. 

A resposta do Chefe Seattle, aqui reproduzida na íntegra, tem sido considerada uma das declarações mais belas e profundas já feitas sobre o meio-ambiente: 

“Como você pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? A idéia é estranha para nós.Se nós não somos donos da frescura do ar e do brilho da água, como você pode comprá-los?Cada parte da Terra é sagrada para o meu povo. 

Cada pinha brilhante, cada praia de areia, cada névoanas florestas escuras, cada inseto transparente, zumbindo,é sagrado na memória e na experiência de meu povo.
A energia que flui pelas árvores traz consigo a memóriae a experiência do meu povo. A energia que flui pelas árvores traz consigo as memóriasdo homem vermelho. 


Os mortos do homem branco se esquecem da sua pátria quandovão caminhar entre as estrelas. Nossos mortos nunca se esquecem desta bela Terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da Terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs, os cervos, o cavalo, a grande águia, estes são nossos irmãos. Os picos rochosos, as seivas nas campinas, o calor do corpo do pônei, e o homem, todos pertencem à mesma família. 

Assim, quando o Grande Chefe em Washington manda dizer que quer comprar nossa terra, ele pede muito de nós. O Grande Chefe manda dizer que reservará para nós um lugaronde poderemos viver confortavelmente. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Então vamos considerar sua oferta de comprar a terra. Mas não vai ser fácil. Pois esta terra é sagrada para nós. 

A água brilhante que se move nos riachos e rios não ésimplesmente água, mas o sangue de nossos ancestrais. Se vendermos a terra para vocês, vocês devem se lembrar de queela é o sangue sagrado de nossos ancestrais. Se nós vendermos a terra para vocês, vocês devem se lembrar de queela é sagrada, e vocês devem ensinar a seus filhos que ela é sagradae que cada reflexo do além na água clara dos lagos fala de coisasda vida de meu povo. O murmúrio da água é a voz do pai de meu pai. 

Os rios nossos irmãos saciam nossa sede. Os rios levam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se vendermos nossa terra para vocês, vocês devem lembrar-se deensinar a seus filhos que os rios são irmãos nossos, e de vocês, e consequentemente vocês devem ter para com os rios o mesmocarinho que têm para com seus irmãos. Nós sabemos que o homem branco não entende nossas maneiras. Para ele um pedaço de terra é igual ao outro, pois ele é um estranhoque chega à noite e tira da terra tudo o que precisa. A Terra não é seu irmão, mas seu inimigo e quando ele o vence, segue em frente. Ele deixa para trás os túmulos de seus pais, e não se importa. Ele seqüestra a Terra de seus filhos, e não se importa. 

O túmulo de seu pai, e o direito de primogenitura de seus filhossão esquecidos. Ele ameaça sua mãe, a Terra, e seu irmão, do mesmo modo, comocoisas que comprou, roubou, vendeu como carneiros ou contas brilhantes. Seu apetite devorará a Terra e deixará atrás de si apenas um deserto. Não sei. Nossas maneiras são diferentes das suas. A visão de suas cidades aflige os olhos do homem vermelho. Mas talvez seja porque o homem vermelho é selvagem e não entende. 

Não existe lugar tranqüilo nas cidades do homem branco. Não há onde se possa escutar o abrir das folhas na primavera, ouo ruído das asas de um inseto. Mas talvez seja porque eu sou um selvagem e não entendo. A confusão parece servir apenas para insultar os ouvidos. E o que é a vida se um homem não pode ouvir o choro solitáriode um curiango ou as conversas dos sapos, à noite, em volta de uma lagoa. Sou um homem vermelho e não entendo. 


O índio prefere o som macio do vento lançando-se sobre a face do lago, eo cheiro do próprio vento, purificado por uma chuva de meio-dia, ou perfumado pelos pinheiros. 

O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisascompartilham o mesmo hálito – a fera, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo hálito. O homem branco parece não perceber o ar que respira. Como um moribundo há dias esperando a morte, ele é insensível ao mau cheiro. 

Mas se vendermos nossa terra, vocês devem se lembrar de que o aré precioso para nós, que o ar compartilha seus espíritoscom toda a vida que ele sustenta. 

Mas se vendermos nossa terra, vocês devem mantê-la separada e sagrada, como um lugar onde mesmo o homem branco pode ir para sentir o ventoque é adoçado pelas flores da campina. 

Assim, vamos considerar sua oferta de comprar nossa terra. Se resolvermos aceitar, eu imporei uma condição – o homem brancodeve tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos.
Sou um selvagem e não entendo de outra forma. Vi mil búfalos apodrecendo na pradaria, abandonados pelohomem branco que os matou da janela de um trem que passava.

Sou um selvagem e não entendo como o cavalo de ferro que fumapode se tornar mais importante que o búfalo, que nós só matamospara ficarmos vivos. 


O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem, o homem morreriade uma grande solidão do espírito. Pois tudo o que acontece aos animais, logo acontece ao homem. Todas as coisas estão ligadas. 

Vocês devem ensinar a seus filhos que o chão sob seus pésé as cinzas de nossos avós. Para que eles respeitem a terra, digam a seus filhos que a Terraé rica com as vidas de nossos parentes. Ensinem as seus filhos o que ensinamos aos nossos, que a Terra é nossa mãe. Tudo o que acontece à Terra, acontece aos filhos da Terra. Se os homens cospem no chão, eles cospem em si mesmos. 

Isto nós sabemos – a Terra não pertence ao homem –o homem pertence à Terra. Isto nós sabemos. Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Todas as coisas estão ligadas. 

Tudo o que acontece à Terra – acontece aos filhos da Terra. O homem não teceu a teia da vida – ele é meramente um fio dela. O que quer que ele faça à teia, ele faz a si mesmo. 

Mesmo o homem branco, cujo Deus anda e fala com ele como de amigo para amigo, não pode ficar isento do destino comum. 


Podemos ser irmãos, afinal de contas. Veremos. De uma coisa nós sabemos, que o homem branco pode um diadescobrir – nosso Deus é o mesmo Deus. Vocês podem pensar agora que vocês O possuem como desejampossuir nossa terra, mas vocês não podem fazê-lo. Ele é Deus do homem, e Sua compaixão é igual tanto para como homem vermelho quanto para com o branco. A Terra é preciosa para Ele, e danificar a Terra é acumular desprezopor seu criador. Os brancos também passarão, talvez antes de todas as outras tribos. 

Mas em seu desaparecimento vocês brilharão com intensidade, queimados pela força do Deus que os trouxe a esta terra e para algumpropósito especial lhes deu domínio sobre esta terrae sobre o homem vermelho. Esse destino é um mistério para nós, pois não entendemos quando osbúfalos são mortos, os cavalos selvagens são domados, os recantossecretos da floresta carregados pelo cheiro de muitos homens, e a vistadas montanhas maduras manchadas por fios que falam. 

Onde está o bosque? Acabou. Onde está a águia? Acabou. O fim dos vivos e o começo da sobrevivência.” 


Extraído de The Irish Press, sexta-feira, 4 de junho de 1976.